WTA muda pontuação das Finals e tenistas deixam de garantir pontos por derrotas
O WTA Tour divulgou a nova distribuição de pontos para as WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada. Em 2024, o evento vai decorrer em Riade, na Arábia Saudita, de 2 a 9 de novembro.
Até ao ano passado, cada tenista ganhava 125 pontos por cada partida disputada na fase de grupos e mais 125 pontos por vitória. Agora, a pontuação vai apenas para a tenista que ganhar o respetivo encontro — 200 pontos por cada triunfo. Ou seja, se uma tenista não ganhar encontros nas WTA Finals, sai do torneio… sem pontos. É assim que também acontece há muitos anos nas ATP Finals!
A campeã, se for invicta, fatura 1500 pontos pelo título do WTA Finals. A vice-campeã leva 1000 pontos, caso não perca nenhuma partida até à final e as duas semifinalistas ganham 600 pontos, também se avançarem com três vitórias na fase de grupos.
Campeã de Roland Garros e de quatro WTAs 1000 apenas nesta temporada, a polonesa Iga Swiatek é para já a primeira e única qualificada para as WTA Finals. A polaca de 23 anos soma 7.475 pontos.