WTA 250 de Praga proíbe tenista russas e bielorrussas e até houve uma expulsa

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 29, 2023

Estala mais uma polémica em torno da guerra na Ucrânia. Agora está em causa o facto de o WTA 250 de Praga ter proibido todas as tenistas russas e bielorrussas de participarem na competição, contrariando as regras do próprio circuito feminino, que não impedem qualquer jogadora de competir independentemente da nacionalidade.

No entanto, isso tornou-se uma realidade e não haverá jogadoras desses dois países a competirem na República Checa, devido ao envolvimento das respetivas nações na invasão à Ucrânia, sendo que o diretor do torneio revelou mesmo que as autoridades checas detiveram e expulsaram uma jogadora russa ou bielorrussa que não sabia desta situação. Quem se enquadra neste molde é uma de quatro tenistas: Aliaksandra Sasnovich, Diana Shnaider, Polina Kudermetova Erika Andreeva.

Entretanto, o WTA Tour já reagiu ao sucedido, garantindo que está contra a guerra. No entanto, deixou um recado. “Jogadoras individuais de nacionalidade russa ou bielorrussa continuam a competir no circuito de forma neutra. Apesar disso, o governo checo negou a hipótese de competir no WTA 250 de Praga da próxima semana. As regras definem que todas as jogadoras têm de poder competir com base no mérito sem discriminação. Vamos continuar a rever a situação porque valorizamos considerações importantes nestas questões geopolíticas”, pode ler-se.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt