Wozniacki, Ostapenko e Sakkari vêm ao Jamor para a BJK Cup em abril

Por José Morgado - Março 13, 2024

Foram conhecidas no início desta semana as pré-convocatórias das 12 seleções que vão competir no Grupo 1 da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, que vai decorrer entre 8 e 13 de abril… nos courts de terra batida do complexo de ténis do Jamor. Destaque para Caroline Wozniacki, ex-número um do Mundo, e as atuais top 10 WTA Maria Sakkari e Jelena Ostapenko, que vêm a Portugal em representação das suas seleções. Neuza Silva também revelou as suas convocatórias para a seleção portuguesa, com destaque para a ausência da lesionada Inês Murta.

PRÉ-CONVOCATÓRIA (seleções ordenadas por ranking):

1. Áustria: Julia Grabher, Sinja Kraus, Tamira Paszek, Tamara Kostic e Melanie Klaffner
2. Letónia: Jelena Ostapenko, Darja Semenistaja, Daniela Vismane, Beatrise Zeltina e Adelina Lachinova
3. Sérvia: Lola Radivojevic, Mia Ristic, Elena Milovanovic, Aleksandra Krunic e Nina Stojanovic
4. Países Baixos: Arantxa Rus, Suzan Lamens e Demi Schuurs
5. Hungria: Anna Bondar, Dalma Galfi, Timea Babos, Panna Udvardy e Fanni Stollar
6. Suécia: Kajsa Rinaldo Persson, Jacqueline Cabaj Awad e Caijsa Wilda Hennemann
7. Turquia: Ipek Oz, Berfu Cengiz, Ayla Aksu, Saynep Sonmez e Cagla Buyukakcay
8. Bulgária: Viktoriya Tomova, Gergana Topalova, Isabella Shinikova e Lia Karatancheva
9. Grécia: Maria Sakkari, Valentini Grammatikopoulou, Despina Papamichail e Martha Matoula
10. Noruega: Malene Helgo
11. Portugal: Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk, Ana Filipa Santos e Maria Garcia
12. Dinamarca: Clara Tauson, Caroline Wozniacki, Johanne Christine Svendsen e Rebecca Munk Mortensen

Leia também:

 

O formato do Grupo I em 2024 é diferente mas nem por isso menos confuso! Os 12 países serão divididos por três grupos de quatro equipas, com as seleções vencedoras de cada grupo a serem promovidos ao play-off das BJK Cup Finals e a disputarem depois um outro grupo apenas para determinar as posições finais.

Os segundos classificados dos três grupos iniciais formarão outro grupo do qual o vencedor ficará com a quarta e última vaga de apuramento para o play-off.

Os terceiros classificados competirão entre si para determinar as posições finais e os últimos classificados de cada grupo disputarão um grupo do qual sairão dois despromovidos. Contas feitas, quatro promovidos e dois despromovidos para o Grupo 2, se onde Portugal saiu em 2023.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt