Wimbledon confirma ‘nega’ aos russos e bielorrussos e anuncia mais novidades para 2022

Por José Morgado - Abril 26, 2022
Wimbledon

O torneio de Wimbledon, evento tenístico mais antigo do Mundo e terceiro Grand Slam do calendário de 2022, confirmou esta terça-feira em conferência de imprensa a intenção de banir os tenistas russos e bielorrussos do torneio deste ano devido à invasão da Rússia à Ucrânia que continua em andamento.

Wimbledon não só não volta atrás com a sua decisão — criticada por ATP, WTA e muitos jogadores nos últimos dias — como elenca uma série de razões que justificam a decisão.

Para além disso, foram ainda confirmadas uma série de novidades para a edição deste ano, algumas delas já anunciadas nos últimos meses:

— Middle Sunday acaba e os oitavos-de-final passam a jogar-se no domingo e segunda-feira

— Super tie-break até aos 10 pontos nos terceiros sets femininos e quintos masculinos

— Final de pares mistos na quinta-feira

— Entrevistas em court após todos os encontros dos quatro principais estádios

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt