Wilander surpreende: «Era ótimo para Alcaraz não ganhar o Australian Open»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 10, 2025
alcaraz-deminaurrr

Carlos Alcaraz tem uma oportunidade brutal de fazer história no Australian Open e tornar-se no mais jovem de sempre a completar o Grand Slam de carreira. No entanto, Mats Wilander pensa que isso… pode não ser assim tão bom.

“Se for campeão na Austrália, significa que é o jogador de 21 anos mais completo da história do ténis. Porque não devias poder ganhar todos os Grand Slams nessa idade. Não devias saber como jogar em relva, em terra e depois em hard court e ganhar também. Significaria simplesmente que és um dos mais completos. Vai fazer 22 anos em maio e nunca houve um jogador que tenha sido mais completo do que Carlos Alcaraz. Nem Roger Federer foi tão completo”, começou por dizer ao Relevo.

Leia também:

 

É aqui que Wilander considera que ganhar… pode não ser o melhor. “Se acho importante completar o Grand Slam de carreira? Não, acho que não. Acho que será melhor se não o fizer. Temos como garantido que tem de ser como Federer, Nadal e Djokovic. Mas é muito difícil. Se ainda puder ter razões para jogar e razões para manter a motivação é algo bom. A minha razão para seguir em frente foi nunca ter ganho Wimbledon, então precisava de continuar a tentar. Por isso acho que era ótimo não ganhar o Australian Open porque dará uma razão óbvia para continuar a treinar, tentar e ganhar”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt