Wawrinka volta a impressionar em Basileia rumo aos ‘quartos’ mais importante em dois anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 27, 2022

Desengane-se quem pensa que Stan Wawrinka está a fazer figura de corpo presente ou uma pálida despedida de uma carreira notável. Aos 37 anos, ainda longe do top 3 que chegou a ocupar, o suíço mostra ainda ter muito ténis nas pernas e voltou a realizar uma exibição impressionante para garantir um lugar nos quartos-de-final do ATP 500 do Basileia, o resultado mais importante desde que atingiu a mesma ronda no Masters 1000 de Paris em 2020.

O atual número 194 do ranking ATP levou a melhor diante de um rapaz 16 anos mais novo, no caso Brandon Nakashima (44.º), com os parciais 6-4 e 5-7 e 6-4. A jogar em casa e galvanizado com o apoio do público, Stan The Man ainda tornou o triunfo mais notável pelo facto de ter desperdiçado uma vantagem de 5-3 no segundo parcial. O helvético não se deixou afetar e reagiu na terceira partida para levar a melhor.

Com este triunfo, Wawrinka coloca-se provisoriamente no 151.º posto da hierarquia mundial, mas quer mais. Agora vai medir forças com o espanhol Roberto Bautista Agut para tentar atingir as primeiras meias-finais no ATP Tour desde o início de 2020, então em Doha.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt