This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Wawrinka e a sua despedida na Austrália: «Foi muito melhor do que eu imaginava»
Stan Wawrinka despediu-se do Open da Austrália 2026. O tenista suíço, de 40 anos, saiu em grande estilo, brindando com uma cerveja em court e vivendo com alegria a sua última participação no primeiro Grand Slam da temporada, um palco onde viveu momentos únicos ao longo da carreira.
Emocionado com a despedida do público australiano, Stan confessou que estes dias ficarão para sempre na sua memória. Estas foram as palavras de Stan Wawrinka após a sua eliminação no Open da Austrália 2026.
DESPEDIDA MUITO ESPECIAL
“Apesar das dificuldades e do desconforto a nível físico, estou muito contente porque, em termos de ténis, foi o meu melhor jogo. É isso que procuro constantemente: estar presente e forte. Não esperava ter tanta gente a apoiar-me, com vontade de que continuasse aqui o máximo de tempo possível, isso foi excecional. Costumo ter muitas pessoas do meu lado, mas o facto de ser o meu último Open da Austrália criou uma atmosfera completamente diferente, que nunca tinha vivido antes. Foi algo que não esperava de todo. Isto faz parte de uma das melhores recordações da minha carreira.
Em court vivi uma mistura de emoções: há tristeza, cansaço, mas também alegria. Pessoalmente, estou muito satisfeito. Fiz um bom torneio, fui competitivo, levei os meus limites ao máximo, ganhei três jogos. Tenho 40 anos, o meu corpo aguentou-se bem, foi muito melhor do que eu poderia imaginar. Fico feliz por ver que ainda sou capaz de jogar bem. Tomei a decisão certa ao treinar ao máximo este inverno e ao manter-me competitivo. Espero continuar a apresentar um bom nível ao longo de todo o ano. É isso que amo: jogar nestes courts e dar o máximo. Ficarei triste, mas vou tentar desfrutar de toda esta energia”
NÍVEL DO SEU TÉNIS
“Não me surpreende o meu nível, porque sei o quanto me esforço para o alcançar. Acredito que a United Cup foi um começo perfeito, porque me deu muito tempo em court contra os melhores jogadores. Mesmo vencendo apenas um jogo, tive a oportunidade de disputar cinco encontros e de passar muito tempo em campo. Foi precisamente isso que me faltou no ano passado: quando perdes na primeira ronda e tens de esperar uma ou duas semanas até ao torneio seguinte, perdes rapidamente a confiança em ti próprio para atingir o nível que desejas.
O nível foi fantástico. Vejo que sou competitivo, que me sinto bem em court, que posso ganhar bons jogos e competir com os melhores jogadores. É exatamente isso que procuro. Isso não altera o meu objetivo para o ano, que será sempre superar-me ao máximo. Não é por jogar bem durante três semanas que vou ganhar muitos jogos nos próximos meses, mas pelo menos sei onde está o meu nível e aquilo que ainda sou capaz de fazer, e fico contente com isso.”
- Categorias:
- ATP World Tour
- Australian Open
- Grand Slams
