Wawrinka ainda acredita em Federer: «Não é só o nível de ténis que faz ter bons resultados»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 22, 2022

Uma das grandes incógnitas de 2022 é se e como Roger Federer vai voltar ao circuito. Aos 40 anos, o campeoníssimo suíço tenta recuperar de mais uma operação ao joelho, o que levanta enormes dúvidas sobre a eficácia que poderá ter de regresso ao ATP Tour. Um outro tenista helvético também vai fazendo esse caminho, mas Stan Wawrinka, que espera voltar em Roland Garros, admite que é difícil prever o que Federer conseguirá fazer.

“É impossível saber neste momento porque, pelo que ele diz e mostra nestes últimos meses, ainda está longe de saber para onde vai. Ele disse que até começar a trabalhar de forma mais intensa não sabe. Especialmente com a sua idade e este tipo de grande lesão, enquanto não estivermos na parte concreta do treino físico e do treino de ténis, não sabemos quando vai voltar nem como”afirmou ao portal ‘We Love Tennis’.

No entanto, Wawrinka ainda acredita que Federer poderá alcançar bons resultados. “Ainda há o desejo, ainda está lá a chama. Se o seu nível vai ser o mesmo de há cinco anos? Não, claro que não. Mas já vimos que não é só o nível de ténis que faz ter bons resultados. Há muitos outros fatores. O mais importante não é saber o nível a que podes chegar, mas se tens a chama que te faz ir ao limite”, destacou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt