WADA e a situação de Sinner: «Este caso está a um milhão de quilómetros de doping»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 19, 2025
Sinner

A Agência Mundial de Antidopagem não ficou contente com o facto de Jannik Sinner ter sido absolvido pela Agência de Integridade para o Ténis (ITIA) no caso de doping, pelo que recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto. A WADA pediu entre um e dois anos de suspensão, mas chegou a acordo com o italiano para um castigo de três meses, sendo que agora veio pronunciar-se publicamente sobre o tema.

Ross Wenzel, advogado principal da WADA, deixou algumas considerações importantes face à especulação dos últimos dias. “Este caso está a um milhão de quilómetros de doping. A feedback científico que recebemos foi que isto não podia ser um caso de doping internacional, incluindo a micro-dosagem. Quando olhamos para estes casos, analisamos tecnicamente e operacionalmente e não o fazemos com medo do que o público, os políticos ou ninguém vai dizer”, afirmou.

O advogado explicou ainda que o próprio feedback do público deixa a WADA de consciência tranquila. “WADA recebeu mensagens de quem considera que a sanção foi muito alta e que foi injusta para o atleta, e outros a dizer que não foi suficiente. Talvez queira dizer que, embora não seja popular com toda a gente, talvez seja uma indicação de que foi na dose certa”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt