[VÍDEO] Há 15 anos, Gasquet esteve muito perto de fazer aquilo que nunca ninguém conseguiu

Por José Morgado - Abril 13, 2020
gasquet-nadal

Richard Gasquet é um dos melhores tenistas franceses das últimas décadas. Aos 33 anos, o antigo campeão do Millennium Estoril Open (2015) soma 15 títulos de singulares, mais de duas centenas de semanas dentro do top 10 mundial e três meias-finais de Grand Slam (duas em Wimbledon e uma no US Open), mas talvez nunca tenha conseguido atingir todo o potencial lhe chegou a ser apontado. Por exemplo, até aos sub-18, Richie era tão bom (ou melhor) do que Rafael Nadal, seu amigo de infância, e até ganhou um Grand Slam primeiro, Roland Garros em 2004, em pares mistos, ao lado de Tatiana Golovin.

Em 2005, por exemplo, Gasquet, então com 18 anos, derrotou Roger Federer, número um mundial, nos quartos-de-final do ATP Masters 1000 de Monte Carlo, e no dia seguinte esteve muito perto de derrotar Rafael Nadal, também com 18 anos, nas meias-finais. Gasquet liderou com set e break de vantagem, perdeu este ponto (incrível, no vídeo) que acabou por ser o ponto de viragem do encontro e não só perdeu o encontro, como nunca (!) conseguiu ganhar a Nadal ao longo dos últimos 15 anos. E jogaram por 16 vezes…

 

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/BastienFachan/status/1249402204437524482

Para se ter um ideia, nunca nenhum tenista conseguiu derrotar Roger Federer e Rafael Nadal no mesmo torneio de terra batida. E poucos estiveram tão perto como Gasquet nesse ano.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=Dr4MYQAciQc

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com