Faz hoje 20 anos: Guga conquistou a Tennis Masters Cup em Lisboa

Por José Morgado - Dezembro 3, 2020
kuerten-lisboa

3 de dezembro é uma das datas mais especiais da carreira de Gustavo Kuerten. Foi neste dia, em 2000, que o brasileiro conquistou em Lisboa um dos seus títulos mais importantes: a Tennis Masters Cup, agora denominada de ATP Finals. No Pavilhão Atlântico, agora Altice Arena, o brasileiro apaixonou o público (entre os quais milhares de compatriotas) e saiu vencedor do maior torneio de ténis da história alguma vez disputado em Portugal.

A prova organizada por João Lagos, que até 2014 foi também e promotor e cara do Estoril Open, no Jamor, ficou na história como uma das edições mais memoráveis do Masters, tendo contado na altura nas meias-finais com os quatro campeões de Grand Slam dessa época, algo que nunca tinha acontecido nem voltou a acontecer na história do circuito ATP.

Kuerten, campeão de Roland Garros, derrotou nas meias-finais o norte-americano Pete Sampras, vencedor de Wimbledon, ao passo que na outra ‘meia’ o norte-americano Andre Agassi, vencedor do Australian Open, superou Marat Safin, então líder mundial e campeão do US Open. Na final, Kuerten derrotou Agassi e não sou agarrou a taça de campeão como o estatuto de número um mundial, num dos dias mais felizes da sua carreira e da história do ténis brasileiro.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=zsmxvMs-DLg

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt