Van Assche chega à quinta final Challenger e junta-se a grupo de luxo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 4, 2023
Sara Falcão/FPT

O futuro do ténis francês parece novamente promissor. Enquanto Arthur Fils já tem alcançado resultados importantes no ATP Tour, com duas meias-finais consecutivas, Luca van Assche continua a dar passos seguros no circuito Challenger, ao ponto de se ter apurado já para a sua quinta final da carreira… com apenas 18 anos!

O número 149 do ranking ATP teve uma demonstração de autoridade para arrasar Arthur Rinderknech (72.º), por 6-1 e 6-3, garantindo o acesso ao encontro decisivo do Challenger de Pau, onde agora vai medir forças com mais um compatriota, no caso Ugo Humbert (89.º).

Ora, esta chegada à final coloca Van Assche num grupo de absoluto luxo. É que, desde 2016, apenas quatro outros jogadores chegaram a pelo menos cinco finais Challenger antes do 19.º aniversário. São eles Carlos Alcaraz, Felix Auger-Aliassime, Frances Tiafoe e Holger Rune. Boa companhia para um talento que venceu o seu primeiro título na categoria na Maia!

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt