Vacherot surpreende, bate Fonseca e Draper e ganhar prémio ‘Revelação do Ano’

Por José Morgado - Dezembro 11, 2025

Valentin Vacherot foi eleito Revelação do Ano nos Prémios ATP 2025, impondo-se numa lista de fortes candidatos e confirmando uma das ascensões mais surpreendentes da temporada. O monegasco termina o ano no top-35 e protagonizou aquele que muitos consideram o título mais inesperado da história recente de um Masters 1000, ao vencer em Xangai. Pelo caminho, superou Jack Draper, João Fonseca e Jakub Mensik, numa campanha que deixou o circuito em choque.

A votação esteve a cargo dos 29 jogadores que já foram número um mundial — o chamado «Club dos N1» — que reconheceram o percurso excecional de Vacherot. A derrota de Fonseca nesta categoria gerou debate em alguns setores de adeptos, mas a surpresa da temporada acabou mesmo por recair sobre o monegasco.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com