Uma surpresa daquelas! Van Rijthoven choca Medvedev e sagra-se campeão na Holanda

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 12, 2022

O ténis é capaz de produzir autênticos contos de fadas de tempos a tempos e esta semana fica marcada por um dos mais inesperados na memória recente. Tim van Rijthoven entrou no quadro principal do ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch com um convite da organização, com uma derrota na única vez que tinha jogado um quadro ATP e sem nunca ter conquistado sequer um Challenger. Pois bem, o holandês de 25 anos chega ao fim da semana como campeão e a dar show contra Daniil Medvedev na final!

O número 205 do ranking mundial assinou mais uma exibição entusiasmante, com o público da casa ao rubro, para vulgarizar aquele que será o novo número um do Mundo já a partir desta segunda-feira. Van Rijthoven triunfou com os parciais 6-4 e 6-1, em sensivelmente uma hora, mostrando-se destemido para assinar um resultado chocante na relva holandesa.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1535981063054540800

Medvedev sofreu um break bem cedo para ficar a perder por 2-0, mas reagiu imediatamente, parecendo que estava a colocar ordem na casa. O primeiro set seguiu equilibrado, mas a verdade é que Van Rijthoven estabeleceu a força do seu serviço para não enfrentar break points e quebrou o russo no décimo jogo para fechar o primeiro parcial. Já na segunda partida, disparou no marcador e selou o título em grande estilo.

Van Rijthoven, que se confessou surpreendido sequer por receber um wild card para jogar o quadro principal, vai dar um pulo enorme para a 106.ª posição, ficando à porta do top 100 e com mais possibilidades de disputar torneios ATP regularmente, sendo que agora vai jogar o Challenger de Ilkley. Quanto a Medvedev, sobe à liderança, mesmo com esta desilusão, e segue para o ATP 500 de Halle.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt