Uma maldição acabou, mas outra continua: Tsitsipas vai em oito finais perdidas nos ATP 500

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 13, 2022

Felix Auger-Aliassime brilhou em Roterdão e conquistou o seu primeiro título da carreira, colocando um ponto final numa inacreditável sequência de oito finais sempre a perder e sem vencer qualquer set. A vítima foi Stefanos Tsitsipas, que voltou a ver os fantasmas que o têm atormentado nos torneios ATP 500. É que a maldição de Felix acabou, mas a de Stefanos continua bem viva.

Ora, o helénico, número quatro mundial, já vai em oito finais de torneios ATP 500 sempre a perder, mesmo que já tenha sete títulos na carreira e dois dele muito importantes: um Masters 1000 e as ATP Finals. No entanto, continua a viver uma espécie de bloqueio em finais de torneios deste nível, algo que arrancou em 2018.

Aí foi a primeira vez que perdeu a final de um ATP 500, ao perder em Barcelona com Rafael Nadal. Em 2019 foram mais duas, ao perder no Dubai com Roger Federer e em Pequim com Dominic Thiem. Já em 2020, Novak Djokovic superiorizou-se no Dubai e Andrey Rublev em Hamburgo. Em 2021, Alexander Zverev foi mais forte em Acapulco, Nadal em Barcelona e agora foi a vez de Auger-Aliassime estragar o objetivo de Tsitsipas em Roterdão.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/fermurciego/status/1492890925936394243?s=20&t=LASFCLRuR1R6nA6RB4uUEw

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt