Uma coroa feita de ouro para os reis dos pares: Mektic e Pavic conquistam título olímpico

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 30, 2021
mektic-pavic

Nikola Mektic Mate Pavic escreveram mais uma página literalmente dourada numa época que está a ser de sonho. A dupla croata arrecadou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio na competição de pares masculinos, ao derrotar o conjunto compatriota formado por Marin Cilic Ivan Dodig. Trata-se do nono título em 2021 para aquele que é, de forma bem destacada, o par mais forte do mundo e que consolida ainda mais esse estatuto na variante.

Ainda assim, os primeiros cabeças-de-série tiveram algum trabalho para vencer a final cem por cento croata, uma vez que triunfaram em três sets, com os parciais 6-4, 3-6 e 10-6. Durante a primeira partida, Mektic e Pavic pressionaram constantemente e só não tiveram pontos de break num jogo de serviço, mas Cilic e Dodig estabilizaram no segundo parcial e forçaram o match tie-break sempre imprevisível. Mas aí voltou a surgir a experiência e dinâmica vencedora dos campeões de Wimbledon, que arrancaram logo com uma vantagem de 6-0 e não mais olharam para trás.

Desta forma, Mektic e Pavic somam o nono título da temporada, depois de se sagrarem campeões em Antalya, Murray River, Roterdão, Miami, Monte-Carlo, Roma, Eastbourne e Wimbledon. No Australian Open ficaram pelas meias-finais, enquanto a Covid-19 os tirou de Roland Garros. Um ano ímpar para os croatas, que já estão qualificados para as ATP Finals e que agora cumprem já um objetivo de carreira ao amealhar o ouro olímpico.

Pedro Gonçalo Pinto