Um, dois, três… dez! Alcaraz resiste em Madrid e conquista décimo título da carreira
A jogar a primeira final com 20 anos, Carlos Alcaraz fez o mesmo que em quase todas as outras: ganhou! Mesmo sem o ritmo avassalador que muitos poderiam esperar, o número dois do ranking ATP colocou um ponto final no impressionante percurso de Jan-Lennard Struff, que procurava tornar-se no primeiro lucky loser da história a conquistar um Masters 1000. Carlitos tinha outros planos e completou a defesa do título com sucesso para loucura do público que encheu o Estádio Manolo Santana.
Mas a verdade é que Alcaraz teve de se aplicar para derrubar o 65.º do ranking ATP, ao triunfar com os parciais 6-4, 3-6 e 6-3. Certo é que o espanhol baixou a cabeça, lutou e encontrou o caminho para o décimo título da carreira e quarto da temporada, aumentando o registo de vitórias e derrotas para um impressionante 29-2.
Placed to perfection 💯@carlosalcaraz coming in extra clutch when serving for the set!#MMOpen pic.twitter.com/E1QM5HqLyR
— Tennis TV (@TennisTV) May 7, 2023
Carlitos parecia ter começado com tudo logo a quebrar o poderoso serviço do alemão de 33 anos, mas Struff devolveu o golpe rapidamente. Alcaraz voltou a afastar-se, antes de sair de um 0-40 quando servia para fechar o set inaugural. Esse receio confirmou-se no segundo parcial, com Struff a elevar o nível, fazer o break e salvar os cinco break points que enfrentou a caminho de 6-3.
No momento da verdade, no set decisivo, Struff teve a primeira oportunidade, mas Alcaraz salvou esse break point no terceiro jogo e soltou-se das amarras para já não tremer e arrecadar o quarto Masters 1000 da carreira, mantendo o registo perfeito em finais de torneios desta categoria. Assim, fica a cinco pontos (!) de Novak Djokovic e só precisa de jogar em Roma — pode perder logo o primeiro encontro — para se tornar no novo número um do Mundo depois desse torneio.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Carlos Alcaraz
- Mutua Madrid Open 2023