Ucrânia-Portugal, 0-1. João Sousa vira e dá VANTAGEM à Seleção

Por José Morgado - Setembro 14, 2018

João Sousa, número um português e 49.º colocado do ranking ATP, colocou esta sexta-feira a Seleção Nacional da Taça Davis em vantagem na primeira ronda do Playoff de Permanência no Grupo 1 da Zona Europa/África, ao vencer o primeiro encontro da eliminatória diante da Ucrânia, em Bucha, a 18 quilómetros da capital Kiev.

O vimaranense de 29 anos, vindo do melhor resultado da carreira em torneios do Grand Slam — oitavos-de-final no US Open — confirmou o seu favoritismo, ainda que a custo, diante do ucraniano Illya Marchenko, 337.º ATP mas que vale bem mais do que isso (já foi top 50), por 4-6, 6-2 e 6-3, num encontro que durou 2h17.

Num encontro disputado num hardcourt muito mais lento do que seria de esperar — os jogadores tiveram muitas dificuldades em fazer andar a bola — o tenista de leste entrou melhor, mas Sousa foi subindo de nível e Marchenko acabou por quebrar fisicamente.

O segundo encontro da eliminatória vai colocar frente a frente Pedro Sousa e Sergyi Stakhovsky, com a pressão a passar (quase toda) para o lado da formação local.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt