Tsitsipas regressa mais forte, resiste a Murray no Centre Court e avança em Wimbledon

Por José Morgado - Julho 7, 2023

Stefanos Tsitsipas, número cinco do ranking mundial, alcançou esta sexta-feira uma das vitórias mais especiais da sua carreira profissional, ao derrotar Andy Murray, grande figura do ténis britânico, em pleno Centre Court, numa épica batalha de quase cinco horas  — divididas por dois dias — que o coloca na terceira ronda de Wimbledon pela terceira vez na sua vida.

O grego de 24 anos, que ontem saiu do court ao final da noite a perder por dois sets a um, voltou mais forte e esclarecido taticamente, impondo-se ao britânico de 36 anos por 7-6(3), 6-7(2), 4-6, 7-6(3), 6-4, naquele que foi — de longe — o melhor encontro do torneio até ao momento. Tsitsipas apresentou-se a um nível muito semelhante ao de ontem em quase todos os capítulos, mas esta sexta-feira conseguiu servir e responder ainda melhor, o que acabou por ser determinante no final do quarto set e início do quinto, que foram decisivos.

Tsitsipas marca duelo com o sérvio Laslo Djere na terceira ronda deste sábado.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com