Tsitsipas reencontra a forma no ‘seu’ torneio, arrasa e marca duelo com Zverev

Por José Morgado - Abril 10, 2024

Stefanos Tsitsipas, ex-número três mundial e atualmente fora do top 10 ATP, parece interessado em reencontrar a forma na sua superfície favorita e, em especial, no torneio de maior sucesso da sua carreira — o ATP Masters 1000 de Monte-Carlo, a única prova desta categoria que já venceu, em por duas vezes em 2021 e 2022.

O grego de 25 anos exibiu-se a um nível fabuloso para derrotar o argentino Tomas Etcheverry, número 31 ATP e quartofinalista de Roland Garros em 2023, por… 6-1 e 6-0, em apenas 64 minutos de encontro. Tsitsipas, que vive no Principado, vai defrontar outro residente no Mónaco esta quinta-feira nos oitavos-de-final: Alexander Zverev, número cinco ATP. Lidera o confronto direto por 9-5.

Também nos 16 melhores da prova já estão outros dois cabeças-de-série: Ugo Humbert, 15.º ATP, e Karen Khachanov, 17.º. O francês derrotou em apenas dois sets o chinês Zhang Zhizhen (49.º) por 6-1 e 6-4 e marcou duelo com o lucky loser italiano Lorenzo Sonego, ao passo que o russo virou para bater o argentino Francisco Cerundolo (22.º), por 4-6, 6-4 e 6-3.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt