Tsitsipas passou a olhar para o ténis como… uma partida de xadrez

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 15, 2024

Stefanos Tsitsipas está a reencontrar a sua melhor versão nesta temporada de terra batida. O campeão de Monte-Carlo e finalista de Barcelona vai defrontar Nicolas Jarry nos ‘quartos’ de Roma, isto depois de arrasar Alex de Minaur.

“Estou a tentar oferecer a minha melhor versão, não só nas pancadas, mas também a nível tático. Sei que em terra batida é muito importante a parte defensiva do jogo, ser capaz de passar rapidamente de ser o dominado a dominador. Encontros como este dão-me muita confiança em mim mesmo porque sinto que o adversário sofre com a profundidade e força da minha bola”, começou por afirmar.

Leia também:

 

Tsitsipas traçou mesmo uma comparação interessante. “Há um tempo que estou a tentar construir melhor os pontos, não me precipitar tanto e encontrar o ritmo que me permita dominar e ganhar o ponto em várias pancadas, sem assumir tanto risco. O ténis é um desporto com peso tático enorme, é como uma partida de xadrez, é assim que o estou a abordar”, acrescentou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt