Tsitsipas acredita: «Sinto que estou só a um torneio de tudo voltar a fazer clique»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 16, 2025

Stefanos Tsitsipas está no 27.º lugar do ranking ATP, bem longe do terceiro posto que outrora ocupou. O grego vive uma fase complicada da carreira, mas não deixa de acreditar que ainda vai a tempo de reagir e recuperar uma posição na luta pelos maiores títulos.

À BEIRA DO CLIQUE

Sinto que estou só a um torneio de tudo voltar a fazer clique. Não é só um par de encontros. Preciso de um grande torneio para sentir que estou onde quero estar. O meu nível está cá. A minha confiança não apareceu nos encontros equilibrados e complicados. Faltaram-me alguns pontos aqui e ali e todos sabemos que o ténis é isso mesmo.

TEM DE SE SACRIFICAR MAIS

Não prestei atenção nem me foquei nos detalhes. Não diria que é sorte, mas às vezes também precisa-se de um pouco de habilidade aqui e um pouco de sorte acolá. O final do encontro depende de tudo isso. Quero recuperar tudo isso porque sei que não é um bom lugar para estar e mereço algo muito melhor, mas também tenho de ter trabalho adicional e fazer mais sacrifícios diários. Estar no top 5 ou no top 10 não é um lugar confortável. Nunca podes pensar que pertences a esse lugar porque se queres estar lá, tens de cumprir.

OBJETIVOS MAIS PEQUENOS

Gostaria de começar com objetivos mais pequenos, simplesmente voltar a ver-me nos grandes momentos, que considero entre meias-finais e finais. Esses são momentos em que morro para me ver. Gostaria de começar por aí e ver como posso lutar nesses encontros, porque quando chegas a esse ponto está a um encontro ou dois de distância. É onde realmente podes lutar pelo teu sonho. Se estás a acabar os torneios na terceira ronda ou quartos-de-final não estás lá. O meu desejo é tentar trabalhar o suficiente e fazer o trabalho adequado para tentar chegar a essa posição, para tentar ter uma oportunidade de novo.

Lista também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt