Trio português sai de cena no Porto mas deixa boas indicações

Por Bola Amarela - Fevereiro 8, 2022
Não obstante a eliminação prematura na primeira ronda do quadro principal do ITF W25 Porto, as três tenistas portuguesas chamadas a jogo esta terça-feira deram mostras de estarem preparadas para a temporada que agora se inicia. 
Matilde Jorge, a mais nova das três, esteve muito bem no embate ante a grega Valentini Grammatikopoulou, quarta cabeça-de-série e atual 190.ª do ranking mundial, venceu o primeiro set por 7-5, esteve a liderar o segundo por 40-15 quando o resultado assinalava um empate a 5 jogos, mas, dada a sua inexperiência, “tremeu” neste momento decisivo, permitindo a recuperação da helénica que venceu por 7-5 e 6-0.
Quanto a Inês Murta, a algarvia proveniente da fase de qualificação, voltou a exibir a sua evolução no duelo com a sueca Mirjam Bjorklund, terceira favorita e 189.ª WTA, mas acabou derrotada por um duplo 6-3. Mesmo assim, é notória a mudança de atitude da tenista que treina na academia espanhola de Pancho Alvariño, que, se continuar a trabalhar desta forma, vai certamente ter uma época promissora.
Finalmente, Elizabet Hamaliy, fez os possíveis ante a eslovena Veronika Erjavec, perdendo por um duplo 6-2, mas pode e vai com certeza fazer melhor nos próximos torneios.
Para amanhã estão marcadas as estreias das duas jovens lusas na primeira ronda, com Maria Garcia a medir forças com a austríaca Julia Grabher, primeira favorita (172.ª WTA) e Sofia Pinto, que defronta a espanhola Angela Fita Boluda.