Treinador de Nadal diz que os seus feitos têm mais mérito do que os de Federer ou Djokovic

Por José Morgado - Junho 14, 2019
rafael-nadal

Francis Roig, um dos treinadores que acompanha Rafael Nadal há mais tempo — e que é também o diretor da Academia de João Sousa, em Barcelona, não tem dúvidas de que o maiorquino de 33 anos tem muito mais mérito nos seus feitos do que qualquer um dos seus principais rivais, como são o caso dos outros dois elementos do Big Three, Roger Federer e Novak Djokovic.

“O Rafa teve de se reinventar desde o início da carreira. O seu estilo de jogo, a sua forma de treinar, de trabalhar. Tudo por causa das lesões. O Nadal tem muito mais mérito em todos os seus feitos do que o Federer ou o Djokovic precisamente por causa de todas as lesões que teve de superar ao longo dos últimos 15 anos. Desde muito jovem”, confessou Roig, em entrevista ao jornal espanhol ‘AS.

Roig não descarta o ‘seu’ jogador para os próximos anos. “Há anos que dizemos que ele está no final da carreira e nunca está. O objetivo chegou a ser estar presente nos Jogos do Rio de Janeiro, mas como se viu já passaram três anos. Enquanto o corpo cooperar, ele vai continuar a ter nível para se bater pelos títulos mais importantes.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt