Toni Nadal deixa indireta a Medvedev: «A nova geração quer recompensas imediatas…»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 2, 2022
Foto: EPA

Toni Nadal viveu com particular emoção o histórico título do seu sobrinho Rafael Nadal no Australian Open. O tio e antigo treinador do agora detentor do recorde de troféus do Grand Slam voltou a escrever na sua coluna de opinião no El País e aproveitou para deixar alguns recados. De forma indireta, acabou por referir-se às queixas de Daniil Medvedev, que pediu mais apoio do público e se mostrou muito frustrado com a forma como tudo aconteceu na final do Happy Slam.

“A nova geração quer e precisa de recompensas imediatas… Ficam logo frustrados se algo não sai à primeira e precisam que se aplauda o mínimo avanço que tenham”, começa por referir, antes de destacar a força de Nadal. “Muitas vezes pergunto-me não tanto a razão de ele conseguir atuar assim, mas a razão pela qual a grande maioria não o fazer quando aspira a algo grande na sua vida”, aponta.

Já depois de elencar esses problemas da nova geração, Toni Nadal explica que a força de Rafa é o que faz a diferença, embora se preocupe por não haver muitos iguais ao espanhol. “O mérito é exclusivamente seu porque esteve disposto a obedecer, interiorizar e aplicar o que aprendia, embora o seu sucesso também corresponda a um talento fora do normal e uma habilidade imprópria da maioria dos tenistas. O que é inquietante é o facto de ser um caso excecional”, partilhou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt