Toni Nadal: «Alcaraz já é um dos melhores da história»

Por José Morgado - Fevereiro 2, 2026
Alcaraz

Toni Nadal acompanhou de perto a atualidade do ténis mundial e assinou uma análise detalhada no El País sobre a final do Open da Austrália 2026, vencida por Carlos Alcaraz frente a Novak Djokovic. Para o tio de Rafael Nadal, a chave do encontro esteve na forma como o jovem espanhol respondeu a um grande primeiro set do sérvio. Alcaraz soube serenar o seu jogo, reduzir a potência e a intensidade dos golpes e tornar o encontro mais físico e exigente.

Segundo Toni Nadal, Djokovic continua a ser “um competidor extraordinário, um lutador nato e um desportista exemplar”, mas a idade começa a dificultar a sua capacidade de recuperação após esforços prolongados. Ainda assim, o foco esteve no vencedor: para o técnico maiorquino, este triunfo confirma definitivamente o estatuto de Alcaraz. “Esta vitória de Carlos indica-nos claramente que já é um dos melhores jogadores da história”, concluiu.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com