Tomic (por Kokkinakis), Gulbis e Lisicki dizem adeus ao US Open no 1.º dia… do qualifying

Por José Morgado - Agosto 22, 2018

O primeiro dia da fase de qualificação do US Open foi… animado. Bernard Tomic, antigo top 20 e uma das figuras mais badaladas do circuito ATP, Ernests Gulbis e Sabine Lisicki, dois antigos top 10 mundiais, ficaram todos pelo caminho logo na primeira ronda do qualifying.

Tomic saiu derrotado de um dos duelos mais mediáticos do dia, que o colocava frente-a-frente com o seu mais jovem compatriota Thanasi Kokkinakis. Os dois tenistas dos Antípodas têm vivido tempos conturbados, mas ontem foi Kokkinakis (192.º) a levar a melhor sobre Tomic (153.º) por 3-6, 6-0 e 6-3, num raro encontro de três sets que nem chegou aos 90 minutos (87).

Ernests Gulbis, ex-semifinalista de Roland Garros, e Sabine Lisicki, ex-finalista de Wimbledon, foram eliminados. O letão caiu diante de Christian Harrison, irmão mais novo de Ryan, por 3-6, 6-2 e 6-4, ao passo que Lisicki não resistiu à ex-top 30 Olga Govortsova, também a tentar voltar à competição, por 7-5 e 6-3.

Em sentido inverso, o veteraníssimo Tommy Robredo, também um ex-top 10, seguiu em frente com um triunfo sobre o suíço Henri Laaksonen. O campeão do Lisboa Belém Open impôs-se por 7-5 e 6-4.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt