This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Treinadores de Munar: «Quando ele era mais novo achava que sabia tudo, tinha muito ego»
Tomeu-Salvá e Pedro Clar, treinadores de Jaume Munar, deram uma entrevista à ATP onde analisaram o jogo e o potencial do seu pupilo, um dos jogadores espanhóis em ascensão que mais tem captado a atenção nos últimos tempos. Após uma certa estagnação nas temporadas anteriores, o espanhol deu um salto qualitativo que lhe permitiu entrar no top 100, muito por culpa dos dois treinadores, que o ajudaram a colmatar algumas das suas debilidades.
“Este ano o objetivo foi cumprido, a prioridade era terminar entre os 100 melhores do mundo (…)”, afirmaram os treinadores do espanhol, que sublinharam a importância da técnica como fator fundamental para a contínua ascensão de Munar. “(…) as sensações foram muito positivas, melhorou dramaticamente, mas ainda tem uma larga margem para progredir e polir muitas coisas. Sabemos que se ele [Munar] quiser estar entre os melhores do mundo, precisa de melhorar bastante o nível técnico.”
Jaume Munar conseguiu boas exibições na temporada transata, mas na perspetiva de Salvá e Clar, se o jovem quiser continuar a escalar posições no ranking, deverá mostrar muito mais do que atitude, força mental e coragem. “O alto nível de competitividade que ele tem não será suficiente. Ele é muito inteligente e sabe disso, mas é importante fazer com que mantenha os pés no solo. Terá de picar pedra para estar entre a elite”, complementaram.
O nível mental é, para estes treinadores, algo que distingue Munar dos restantes jovens tenistas repletos de talento, o que se faz com que a humildade seja um aspeto a trabalhar constantemente. “A maioria das crianças de sua geração são muito boas, mas vacilam a nível mental. Ele sabe sofrer, luta até ao fim, não importando o resultado, e é tremendamente competitivo. O mais importante é que ele sabe que o ténis é a sua vida. Ele sabe ouvir, tenta coisas novas, falha e continua a tentar. Quando era mais novo, achava que sabia tudo, tinha demasiado ego”.
Ainda sobre o maiorquino, os treinadores reconheceram também a importância do seu exemplo para os outros jovens que se treinam na Rafa Nadal Academy by Movistar. “Para as crianças da academia, é muito importante ter Jaume como exemplo. O Rafa está muito longe, o que ele conseguiu é quase inatingível, mas ver um jovem normal como Munar a trabalhar duro encoraja-os a treinar”.
O regresso de Jaume Munar à competição acontece no ATP 250 de Pune, em janeiro de 2019.
- Categorias:
- Sem categoria