Só 22 jogadores passaram todas as semanas dos últimos cinco anos no top 100: João Sousa é um deles

Por José Morgado - Novembro 28, 2018

A temporada já terminou, o ranking de final de ano está definido e é tempo… de balanços. Esta quarta-feira, Luca Brancher, conhecido analista de estatísticas de ténis que trabalha com a Tennis TV, apresentou a lista de todos os tenistas que passaram pelo top 100 mundial ao longo dos últimos cinco anos e a percentagem de semanas nesse período em que integraram essa elite.

Só 22 tenistas apareceram no top 100 ATP desde 1 de janeiro de 2014 até hoje (e vai ser assim até janeiro pois até lá o ranking não mexe). João Sousa é um deles e tem companhia de luxo:

— Roger Federer
— Rafael Nadal
— Novak Djokovic
— Feliciano López
— Tomas Berdych
— Philipp Kohlschreiber
— Fernando Verdasco
— Gilles Simon
— John Isner
— Kevin Anderson
— Richard Gasquet
— Gael Monfils
— Jeremy Chardy
— Fabio Fognini
— Sam Querrey
— Roberto Bautista
— JOÃO SOUSA
— Marin Cilic
— Kei Nishikori
— Milos Raonic
— Grigor Dimitrov
— Pablo Carreño Busta

De todos estes tenistas, só João Sousa e Jeremy Chardy nunca foram top 20. Sousa é o único que nunca foi top 25. Gastão Elias também integra, naturalmente, o lote de tenistas que passou pelo top 100 nos últimos cinco anos, tendo passado 20,4 por cento de semanas nessa ‘elite’.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/LucaBeck/status/1067891232901406739

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt