Tipsarevic diz que o maior problema dos jovens tenistas… são as redes sociais

Por José Morgado - Maio 2, 2019
janko-tipsarevic

Janko Tipsarevic, um antigo top 10 que parece estar em fim de carreira, refletiu sobre as diferenças entre os tenistas da sua geração e os mais jovens, que identifica como a geração… ‘YouTube’. O sérvio acredita que as novas tecnologias e as redes sociais, tantas vezes relevantes na vida de cada um, são prejudiciais ao crescimento tenístico.

“Os jovens de hoje em dia conversam pouco e passam muito tempo nas redes sociais. Para prepararem um encontro, em vez de irem tentar informar-se ou ver ao vivo, vão ao YouTube e vêem um vídeo de três minutos onde determinado jogador só faz coisas bem feitas. E nao pode ser assim…”, desabafou, em entrevista ao ‘Tennishead.net’.

Tipsarevic falou ainda das caraterísticas dos jovens tenistas. “Cada vez mais mostram frustração mais cedo nos encontros. Criam expetativas que não são reais em torno de winners espetaculares. Não tem capacidade de resiliência suficiente nem se conseguem superar.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com