This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Tiago Pereira convocado para a seleção nacional pela primeira vez
Tiago Pereira é a principal novidade da convocatória da Seleção Nacional para a eliminatória do Grupo Mundial I da Taça Davis, agendada para os dias 6 e 7 de fevereiro, na China, país vencedor do sorteio e que, por isso, escolheu o local e o piso (hardcourt).
O tenista algarvio, de 21 anos, ocupa atualmente a 265.ª posição do ranking ATP e integra pela primeira vez a equipa orientada por Rui Machado, que apostou ainda em Nuno Borges (45.º), Francisco Cabral (20.º em pares), Henrique Rocha e Jaime Faria.
“O Tiago Pereira tem vindo a evoluir bastante e, nos últimos meses, tem obtido bons resultados em singulares e pares, o que faz dele uma opção para ambas as variantes. É um excelente elemento e não tenho dúvidas de que se vai integrar muito bem”, destacou o capitão nacional.
Pereira terminou 2025 como campeão de pares do Maia Open e soma 13 títulos profissionais na variante, três deles conquistados em 2025, incluindo o ATP Challenger 100 da Maia. Em singulares, os seus três títulos foram obtidos em hardcourt, com destaque para o ITF M25 da Figueira da Foz, além das meias-finais no Challenger de Pozoblanco.
Nuno Borges, presença assídua no top-100 desde 2022, já disputou oito eliminatórias da Taça Davis, enquanto Francisco Cabral, atual 20.º mundial de pares, viveu uma ascensão meteórica em 2025, com três títulos ATP ao lado de Lucas Miedler. Henrique Rocha e Jaime Faria, estreantes em 2024, completam a convocatória. Rocha venceu os três encontros de singulares disputados, incluindo um frente a Casper Ruud.
Apesar de Portugal não jogar em casa desde 2022, Rui Machado mostra confiança. “Sabemos que jogar fora é sempre difícil, mas este grupo já provou que consegue ganhar como visitante”, sublinhou.
A China apresenta como principal referência Yunchaokete Bu (120.º ATP), seguida de Yibing Wu, Yi Zhou e Aoran Wang, especialista de pares.
Leia também:
- — Djokovic surpreende e anuncia afastamento total da PTPA: «Os meus valores não estão alinhados»
- — O arrepiante relato de Kokkinakis no regresso: «Tenho o tendão de Aquiles de uma pessoa morta no braço»
- — Nuno Borges entra em 2026 com vitória convincente em Hong Kong
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal
