Tiago Cação é o novo número um português em juniores
Tiago Cação é o novo número um português no escalão júnior. Depois de uma semana sensacional em Ibarra, no Equador, onde conquistou o título mais importante da sua carreira no Mundial Juvenil de Ténis, o jovem português, de 17 anos, escalou esta segunda-feira 78 posições no ranking mundial para ultrapassar o compatriota Duarte Vale e colocar-se no 58.º posto da classificação.
Vale, que não defendeu com sucesso o estatuto de nono cabeça de série ao ser eliminado na segunda eliminatória no Equador, caiu três lugares e posiciona-se atualmente no 71.º posto mundial sub-18. Já Salvador Bandeira, número três nacional, também não conseguiu ir além da primeira eliminatória em solo equatoriano, mas mantém-se, no entanto, na 226.ª posição da tabela.
Este sábado, Cação derrotou na final o argentino Juan Bautista Otegui, então 162.º colocado da tabela mundial, pelos parciais de 6-7(5), 7-5 e 6-3, num encontro em que, depois de uma dura batalha nas meias-finais da prova de grau 1, voltou a estar cerca de três horas no court para conquistar o título.