Tiafoe completa dia perfeito e deixa Estados Unidos a uma vitória da final da United Cup

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 6, 2023

A meia-final da United Cup entre Estados Unidos e Polónia começou com o surpreendente arraso de Jessica Pegula a Iga Swiatek, abrindo desde logo uma grande possibilidade para a seleção norte-americana ficar confortável a caminho da final. E Frances Tiafoe não desperdiçou a ocasião, ao dominar o seu encontro para deixar a equipa das terras do tio Sam a um ponto de carimbar o acesso à final.

O número 19 do ranking ATP não sentiu dificuldades para bater Kacper Zuk (245.º), que fez a sua estreia na competição depois de Daniel Michalski ter perdido todos os singulares. O destino não foi diferente, com Tiafoe a triunfar por 6-3 e 6-3, em 1h20, num encontro em que só abanou um pouco na segunda partida quando já tinha um break de vantagem, salvando os cinco pontos de break que enfrentou em todo o encontro.

Desta maneira, os Estados Unidos têm já um match point quando Taylor Fritz for a jogo diante de Hubert Hurkacz, sendo que os polacos têm de limpar a próxima jornada acederem à final. Também Magda Linette defronta Madison Keys e, se necessário, haverá o duelo de pares mistos.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt