THROWBACK #3: 27-09-2013. Sousa batia Ferrer e rubricava a maior vitória da carreira

Por admin - Setembro 27, 2016

Ainda o fim de semana não tinha chegado e João Sousa já estava a bater recordes. O número um português marcava presença nos quartos de final do torneio de Kuala Lumpur, na Malásia, e, a 27 de setembro de 2013, vislumbrava o título, o primeiro no circuito principal para Portugal. Mas pela frente tinha um dos jogadores mais consistentes e com maior classificação do ranking ATP: David Ferrer. Apesar disso, a história chegou.

O encontro foi de elevada qualidade e o vimaranense apresentou-se ao mais alto nível, rubricando nada mais, nada menos do que a sua melhor vitória da carreira em termos de ranking e um dos melhores triunfos do ténis português. Um feito alcançado pelo então 77.º colocado através dos parciais de 6-2 e 7-6(6), em 1h39, diante do… número quatro do Mundo.

jsousakl

A subida ao top 65 da hierarquia estava garantida e as suas segundas meias-finais ATP do currículo também, uma semana depois de se ter estreado numa fase tão adiantada de uma prova deste nível em São Petersburgo, na Rússia. Mas a caminhada continuava e, depois de uma grande vitória, não há nada melhor do que manter os pés bem assentes na terra.

“É a melhor vitória da minha carreira, obviamente. Mas em termos tenísticos, é mais uma vitória”, dizia o pupilo de Frederico Marques, sem se deslumbrar pelo triunfo. “Já joguei com o Murray, com o Djokovic e a experiência ajuda muito. Realmente entrei no court para ganhar e não maravilhado com a grandeza dele”, sublinhava Sousa, visivelmente satisfeito e já com 33 mil euros no bolso.

O campeão do Portugal Open de 2013 estava eliminado e seguia-se um perigoso canhoto: Jürgen Melzer. O austríaco era o 26.º colocado da tabela ATP mas já havia figurado no top 10. No entanto, nada impediria João Sousa de somar vitórias… atrás de vitórias.