Thiago Monteiro vira contra Gustavo Heide e vence duelo brasileiro pelo bronze no Pan

Por Bruno da Silva - Outubro 29, 2023
monteiro bronze
Sergio Llamera/ITF

Em duelo brasileiro, Thiago Monteiro (119º da ATP) bateu Gustavo Heide (252º) de virada e ficou com a medalha de bronze na chave de simples masculina dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile. O cearense começou mal, mas venceu com parciais de 1-6, 6-3 e 7-6(5), em 2h15.

O primeiro set foi totalmente dominado por Heide, medalhista de ouro nas duplas no sábado. Ele entrou mais focado e anotou rapidamente 6-1, em pouco mais de meia hora. Monteiro deu alguns sinais de reação no início da segunda parcial, mas, inicialmente, o paulista salvou os break points e seguiu mais firme. Na reta final, porém, o cearense finalmente conseguiu se impor, quebrou pela primeira vez no oitavo game e igualou o jogo anotando 6-3.

No começo da terceira parcial, Heide mostrou algum incômodo físico e, mesmo assim, conseguiu equilibrar. O paulista, que passou a encurtar os pontos sempre que podia, chegou a ter break points quando o rival serviu em 3-4, mas não conseguiu aproveitar. Na sequência, Monteiro teve a chance de servir para o jogo, porém não conseguiu fechar e a decisão acabou indo para o tie-break.

No game desempate, Monteiro abriu logo 3-0, frustrando Heide, que chegou a jogar uma bola para fora da quadra. O cearense chegou a ter 6-1 e, após quatro match points desperdiçados, finalmente assegurou a medalha.

Leia também:

Bia Haddad é campeã do Elite Trophy e se reaproxima do top 10
Medvedev ultrapassa Alcaraz e garante prêmio generoso… no ranking dos ATP 500
Confira o sorteio do WTA Finals com promessa de grandes duelos

O Brasil já tem quatro medalhas no Pan – dois ouros (duplas masculinas e femininas), uma prata (duplas mistas) e um bronze, de Monteiro – e a quinta sairá mais tarde. Laura Pigossi disputa a final na chave feminina de simples diante de Maria Lourdes Carlé, da Argentina a partir das 17h (de Brasília).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.