This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Thiago Monteiro vence longo duelo contra Thiem e faz a festa no Rio Open
Em duelo duríssimo, de quase três horas, o brasileiro Thiago Monteiro (83º da ATP) derrotou o ex-top 3 Dominic Thiem, atual 96º do mundo, na estreia do Rio Open 2023 nesta segunda-feira (20). Para a festa dos adeptos na quadra Guga Kuerten, o dono da casa anotou 6-1, 3-6 e 7-6(2), em 2h46. Este foi o primeiro confronto entre os dois.
Monteiro fez um primeiro set absolutamente tranquilo. Contando com um Thiem apático, o brasileiro aproveitou a maioria das bolas curtas que teve, perdeu apenas três pontos no serviço e precisou de apenas 26 minutos para fazer 6-1. O austríaco só teve dois winners, contra sete do brasileiro, e cometeu dez erros não-forçados. O ex-top 3 conseguiu evitar o ‘pneu’ confirmando o serviço no sexto jogo, mas viu o número 1 do Brasil sair na frente na sequência.
Thiem, campeão do torneio em 2017, voltou para o segundo parcial com uma postura bem mais agressiva e passou de dois para 12 winners, mesmo ainda cometendo mais erros não-forçados. O austríaco conseguiu a primeira quebra da partida no quarto jogo, abrindo 3-1 e só foi ameaçado quando servia para fechar em 5-3. Monteiro lutou até o fim e chegou a ter dois break points no nono jogo, para devolver a quebra, mas não conseguiu. Assim, o ex-top 3 anotou 6-3, após 50 minutos.
No set final, Thiem manteve uma consistência no saque melhor do que Monteiro, mas o brasileiro resistiu aos momentos difíceis. Ele salvou um break point no primeiro game, dois no terceiro e confirmou após um deuce no quinto, mantendo o parcial sem quebras até o tie-break.
No desempate, o primeiro mini-break foi a favor de Monteiro, logo no início e depois contou com outro erro de Thiem para abrir 5-1. Após um ponto fantástico para oportunizar quatro match points em 6-2, o brasileiro descolou um grande saque para fechar a partida e fazer a festa da torcida da casa.
Sequência do torneio
Na próxima fase, Monteiro encara o vencedor do confronto entre Cameron Norrie, 13 do mundo e cabeça de chave 2, e o lucky loser Juan Manuel Cerúndolo (107º).