Thiago Monteiro sofre, mas bate Cui e abre vantagem para Brasil na Copa Davis
Foi mais difícil do que o previsto, mas Thiago Monteiro confirmou o favoritismo contra Jie Cui (913º da ATP) e abriu 2 a 0 para o Brasil no confronto contra a China pelos playoffs do Grupo Mundial 1 da Copa Davis. O número 1 do Brasil anotou 6-3 e 6-4, em 2h16, nesta sexta-feira (3), no Costão do Santinho, em Florianópolis.
O primeiro set foi bastante equilibrado até o sexto game. Cui salvou um break point no quinto game para confirmar o serviço, mas, depois disso, Monteiro venceu quatro games seguidos para fechar a parcial em 6-3. O chinês de 25 anos chegou a salvar três set points antes de finalmente o brasileiro fechar a série em 56 minutos.
A segunda parcial foi ainda mais longa (durou 1h20). Cui abriu 2-0, depois 3-2, mas não conseguiu segurar a vantagem, mesmo dando trabalho em diversos games longos. Durante o sétimo, o chinês sofreu uma queda feia e recebeu atendimento – ele seguiu no jogo normalmente depois.
Mesmo com problemas no primeiro serviço em certos momentos, Monteiro segurou o seu saque na reta final e, com uma quebra no décimo game, assegurou a vitória.
O que vem por aí
Mais cedo, Matheus Pucinelli fez 2 a 0 em Rigele Te. Com isso, o Brasil precisa de uma vitória no segundo dia de jogos, neste sábado (4).
A programação começa às 10h, com o jogo de duplas entre Felipe Meligeni e Rafael Matos x Rigele Te e Ze Zhang. Caso necessário, serão realizados outros dois jogos de simples: Thiago Monteiro x Rigele Te e Matheus Pucinelli x Jie Cui.