Thiago Monteiro passa sufoco contra 947º da ATP, mas vence no quali em Bratislava

Por Bruno da Silva - Outubro 27, 2024
monteiro viena
Divulgação/Swiss Indoors Basel

Thiago Monteiro, número 2 do Brasil e 98º da ATP, entrou de última hora no qualifying do Challenger de Bratislava, na Eslováquia, e se safou de uma enorme zebra para superar a estreia neste domingo (27).

O brasileiro superou o wildcard local Tomas Lanik, 22 anos e 947º da ATP, em jogo que não teve nenhuma quebra de saque e terminou com parciais de 6-7(6), 7-6(3) e 7-6(4), em 2h50. Monteiro teve três break points e Lanik, quatro, sendo que três deles foram em um momento que poderia ter decidido o jogo, com o favorito se salvando sacando em 3-4 no segundo set.

Leia também:

Roddick: “Me irrita que Sinner tenha vencido 25% do dinheiro da minha carreira numa exibição”
Mouratoglou: “Sinner não é tão bom quanto Alcaraz, mas é impressionante aquilo que ele faz”
Masters 1000 de Paris: veja a chave completa com estreia bombástica para Sinner

Mesmo sendo melhor ranqueado do que metade dos cabeças de chave, Monteiro joga como alternate no qualifying após não conseguir entrar no Masters 1000 de Paris. Com a vitória apertada, o brasileiro evitou o que seria sua pior derrota em 11 anos. Lanik, que é 263º no ranking de duplas, mas não tem resultados relevantes em simples, nunca tinha enfrentado um tenista ranqueado dentro do top 280 e vinha de sete derrotas consecutivas, todas em torneios Future.

Apesar do susto, Monteiro sobrevive e vai enfrentar Michael Vrbensky (295º) ou Alibek Kachmazov (199º) por vaga à chave principal.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.