Thiago Monteiro é superado em batalha de 3h40 e Brasil perde com a Itália na Davis

Por Bruno da Silva - Setembro 11, 2024
Thiago Monteiro
Andre Gemmer/CBT

Thiago Monteiro (75°) entrou em court com a responsabilidade de vencer para manter o Brasil com chances diante da Itália na fase de grupos das Finals da Taça Davis, mas foi superado numa longa batalha diante de Matteo Arnaldi (33º ATP) esta quarta-feira (11), em Bolonha. Os italianos, que já tinham um ponto pelo triunfo de Berrettini sobre João Fonseca mais cedo, asseguraram a vitória no confronto.

Arnaldi venceu Monteiro com parciais de 7-5, 6-7(4) e 7-6(5), em 3h42. A primeira partida foi equilibrada do início ao fim, com 36 pontos vencidos e 12 winners para cada, e o 12º jogo acabou por ser decisivo. O brasileiro chegou a ter uma chance de levar para o tie-break, mas, com dois erros seguidos a partir do segundo deuce — o primeiro uma dupla falta –, Monteiro acabou cedendo o primeiro set no detalhe.

O segundo set foi de mais altos e baixos, e também lindos pontos, e Monteiro foi quebrado primeiro — após desperdiçar chances em dois games distintos –, mas, após estar perdendo por 2-5, devolveu o break em um momento crucial, quando Arnaldi sentiu o peso de sacar para fechar o duelo em 5-3, e igualou em 5-5.

A decisão acabou indo para o tie-break, e Monteiro começou muito bem, abrindo logo 6-1. Arnaldi ameaçou uma reação, mas o brasileiro fechou em 7-6(4).

 

Os dois tenistas tiveram chances no set final, mas mostraram um alto nível, principalmente nos momentos de pressão, para confirmarem seus games de saque. Mais uma vez, então, precisaram encarar um tie-break.

Arnaldi chegou a abrir 3-0, com uma miniquebra, mas Monteiro reagiu e empatou em 4-4, antes de o italiano fazer 6-4. O brasileiro salvou o primeiro match point de forma épica, porém não resistiu ao segundo.

O último duelo do dia, que pode ser decisivo nos critérios de desempate ao fim da fase de grupos, será entre Marcelo Melo e Rafael Matos contra Simone Bolelli e Andrea Vavassori. Brasil e Itália estão no grupo A, com Bélgica e Holanda.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.