Ténis dá um grande salto de popularidade em Itália e já só está atrás do futebol

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 13, 2024
sinner pequim
Divulgação/ATP

O ténis está a viver tempos áureos em Itália. Basta olhar para o ranking ATP e ver por lá Jannik Sinner em primeiro lugar, fruto de uma temporada sensacional com os títulos no Australian Open e no US Open, ou para o ranking WTA e destacar Jasmine Paolini em sexto, após ser ‘vice’ em Roland Garros e Wimbledon. A popularidade do desporto da bola amarela tem crescido de forma exponencial e os números não mentem.

Num estudo feito pelo Sport e Finanza, o ténis surge já no segundo lugar, apenas atrás do futebol. Em 2016, o ténis era seguido apenas por 21% dos fãs de desporto, em comparação com 34% da Fórmula 1, 32% de voleibol e natação ou 30% do atletismo. No entanto, saltou para 39% em 2024, à frente da Fórmula 1 (38%). Só mesmo o futebol ganha, com 53% das preferências.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt