Taça Davis vai (mais uma vez) mudar: confira o novo formato já para 2022

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 17, 2022

Mais um ano, mais um formato diferente para a Taça Davis. A Kosmos, empresa de Gerard Piqué, não se mostra com vontade de parar e já anunciou as mudanças que vão ser levadas a cabo na edição deste ano, mudando mais uma vez o calendário do ATP Tour. Ora, desde logo há que dizer que a composição dos grupos muda e a competição vai decorrer em dois momentos diferentes, com o primeiro a surgir imediatamente depois do US Open.

Mas vamos por partes. De 14 a 18 de setembro, vai jogar-se a fase de grupos, sendo que haverá quatro alinhamentos com quatro seleções e uma cidade a acolher cada um desses grupos. Assim, fica tudo concentrado. No entanto, não haverá depois nenhuma seleção beneficiada, uma vez que as Davis Cup Finals – quartos-de-final, meias-finais e final – vão ser decididas numa outra cidade entre 23 e 27 de novembro, naquele que será o último torneio da temporada.

Para já ainda não são conhecidas quaisquer sedes candidatas a acolher a fase de grupos ou a fase final, sendo que a única informação confirmada são as quatro seleções já com passaporte confirmado para a fase de grupos: Sérvia, Grã-Bretanha, Rússia e Croácia. Os duelos de qualificação vão jogar-se agora em março para depois ser feito o sorteio.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt