Taça Davis: primeiro dia termina com empates nas duas meias-finais

Por admin - Setembro 15, 2017

Ao mesmo tempo que se discute quem é que vai disputar o Grupo Mundial ou quem é que fica no Grupo I na temporada de 2018, estão também em disputa neste fim-de-semana os dois lugares na final da Taça Davis. A Sérvia, sem as estrelas Novak Djokovic, Viktor Troicki ou Janko Tisparevic, fizeram frente à França e arrancaram o primeiro de três pontos que lhe dará acesso à final, enquanto que Nick Kyrgios ainda escorregou mas foi a tempo de atribuir o empate na eliminatória entre a Austrália e a Bélgica.
França vs Sérvia, 1-1
O duelo entre Lucas Pouille e Dusan Lajovic foi dos mais disputados e renhidos do dia, terminando favorável ao sérvio, número 80 do mundo, pelos parcias de 6-1, 3-6, 7-6(7) e 7-6(5). Apesar de não ter descambado numa quinta partida, ambos os jogadores estiveram taco-a-taco nos dois últimos sets e só ao sexto match point é que Lajovic conseguiu a surpresa diante do adversário, que pertence do top-25 mundial. Uma vez mais, ficou provado que as hierarquias pouco importam em clima de Taça Davis.
Com a França em desvantagem, Jo-Wilfried Tsonga foi chamado ao serviço e não desiludiu frente a Laslo Djere, número 95 ATP, que para além de não ter armas para o gaulês está também pouco acostumado a encontros à melhor de cinco partidas, acusando a fadiga na segunda metade do encontro e permitindo os parciais de 7-6(2), 6-3 e 6-3 em pouco mais de duas horas.
Bélgica vs Austrália, 1-1
Os dois encontros entre a França e a Sérvia foram vencidos pelo jogadores número um de cada país, mas não sem antes um susto aqui e ali. David Goffin, de regresso à Taça Davis depois de uma lesão contraída em Roland Garros, chegou a estar a perder por um set e um break de desvantagem frente a John Millman, a jogar no lugar de Thanasi Kokkinakis, mas recuperou o ritmo a tempo de dar a volta e vencer o primeiro ponto da eliminatória, por 6-7(4), 6-4, 6-4 e 7-5.

Nick Kyrgios


Com a equipa da casa em vantagem, coube da Nick Kyrgios repor a igualdade e a igualdade acabaria por ser reposta, mas os parciais de 6-3, 3-6, 6-7(5), 6-1 e 6-2 mostram que a estrela da equipa australiana esteve longe da sua boa forma, para além de ter encontrado um Steve Darcis que esteve totalmente implacável nas duas partidas que caíram para o seu lado.
Caso não sejam anunciadas alterações para os confrontos de pares, são estes os alinhamentos para sábado:

  • Pierre-Hugues Herbert/Nicolas Mahut vs Filip Krajinovic/Nenad Zimonjic (FRA vs SRB)
  • Ruben Bemelmans/Arthur de Greef vs John Peers/Jordan Thompson (BEL vs AUS)