Tabilo bate Monfils e faz o que nenhum chileno conseguia em relva… desde o avô de Jarry

Por José Morgado - Junho 28, 2024

Alejandro Tabilo continua a fazer aos 27 anos uma época incrível — e inesperada. Esta sexta-feira, o chileno, número 24 do ranking mundial, qualificou-se para a sua quarta final da carreira, terceira da temporada e… primeira da carreira em relva, ao garantir o acesso ao encontro do título no ATP 250 de Maiorca, em Espanha. Tabilo torna-se no primeiro tenista chileno a chegar a uma final ATP desde Jaime Fillol, antigo top 15 mundial e avô de Nicolas Jarry, ainda número um chileno (pode perder esse estatuto esta semana).

Nas meias-finais em Maiorca, Tabilo levou a melhor sobre o veterano francês Gael Monfils, a caminho dos 38 anos, por 2-6, 6-2 e 7-6(3), num duelo de duas horas marcado por um terceiro set decidido… nos detalhes. Monfils procurava igualar Roger Federer e a chegar a pelo menos uma final por 20 anos seguidos… mas ainda não foi desta.

Tabilo será favorito na final de sábado diante do vencedor da segunda meia-final entre o austríaco Sebastian Ofner e o britânico Paul Jubb.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt