Swiatek termina o ano com segundo maior total de pontos na história do circuito WTA

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 7, 2022

Iga Swiatek não teve a um final de conto de fadas à sua histórica temporada. A número um do Mundo perdeu nas meias-finais das WTA Finals com Aryna Sabalenka, mas isso não apaga um percurso verdadeiramente notável em 2022, com um domínio poucas vezes visto na história do ténis feminino.

Prova disso é o facto de terminar com uns incríveis 11.085 pontos, o segundo maior total desde que os rankings foram introduzidos. A polaca apenas fica atrás dos 13.260 que Serena Williams tinha no final de 2013.

Por outro lado, estes 11.085 são o máximo que Swiatek alcançou na sua carreira, pelo que o pico foi atingido mesmo no fim da época. Nesse departamento, também só é superada por Serena, que chegou aos 13.615 em junho desse mesmo ano de 2013. Resta agora saber se ainda vai conseguir acrescentar pontos ao seu total em 2023, quando tiver muito para defender.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt