Swiatek orgulhosa: «Estou surpreendida com a consistência que mostrei»

Por Nuno Chaves - Julho 12, 2025
Foto: EPA

Iga Swiatek terminou com o jejum de títulos da melhor forma possível ao conquistar Wimbledon pela primeira vez na carreira e logo com um autêntico arraso.

A polaca confirmou a quinzena de sonho ao aplicar um 6-0 e 6-0 frente a Amanda Anisimova e, no final, demonstrou toda a sua satisfação com a conquista de um título que a própria nem sequer tinha propriamente nos planos.

TÍTULO MAIS ESPECIAL?

É uma pergunta muito difícil. Não sei, o facto de ser em relva torna-o, de facto, mais especial e mais inesperado para mim. As emoções são mais intensas do que quando ganhei em Roland Garros, porque lá sei que posso lutar pelo título todos os anos. Aqui não é assim e tive de provar a mim mesma que era capaz de vencer. Ainda assim, não consigo escolher entre os Grand Slams, porque por todos trabalho imenso.

SURPREENDIDA COM O TÍTULO

Estou surpreendida com a consistência que mostrei ao longo de todo o torneio. Sabia que podia ter conseguido isto antes, mas acho que nunca tinha servido tão bem durante estas semanas em relva. Bad Homburg foi um torneio que me ajudou muito a melhorar isso, porque antes tinha muitos mais altos e baixos. Tentei entrar em campo com a positividade que sentia em cada dia e quis estar concentrada. Senti-me bem e acho que o meu nível ajudou a mostrar um bom desempenho de forma consistente.

AINDA SEM PERDER FINAIS DE SLAM

O ténis é um desporto mental, mas é preciso ter tudo para ganhar torneios. É necessário um bom ténis, estar bem fisicamente, não estar cansada, ter bons jogos antes para não passar muito tempo em campo e estar com a concentração no máximo. As finais são diferentes no que toca ao nível exibido e por isso às vezes são um pouco ‘feias’, porque há muito stress e o mais importante é a experiência que se tem. Hoje só quis desfrutar do meu tempo no Centre Court e saborear estes momentos de bom ténis em relva, porque nunca se sabe se vão voltar (risos). Estava nervosa, mas só tentei fazer o meu trabalho, nada mais.

Leia também:

 

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.