Swiatek: «No início da época sentia que a minha mente estava a voar»

Por Nuno Chaves - Fevereiro 18, 2023
swiatek

Iga Swiatek brilhou este sábado para conquistar o WTA 500 de Doha após mais uma exibição perfeita, num torneio que entra para a história do ténis feminino. A número um mundial tornou-se na jogadora a vencer um título com menos jogos perdidos, naquela que foi mais uma mensagem de força para a concorrência. No final, em conversa com os jornalistas, Swiatek estava mais do que satisfeita.

MELHOR TÉNIS DE 2023?

Não sei, honestamente é difícil comparar porque na Austrália jogámos em superfícies muito rápidas, por isso, sabia que ia ter um pouco menos de controlo. Mas sim, este é o torneio onde me senti mais cómoda e onde senti que consegui transferir tudo o que trabalhei durante os treinos. Mas também tive alguns encontros de qualidade na Austrália. São difíceis, por isso, é um pouco difícil de comparar.

Swiatek bate um dos recordes mais impressionantes da história do ténis feminino

EXPETATIVAS

Estive incrível, mas também acontece porque consegui baixar as expetativas e disse a mim mesma antes da cada encontro que as condições são complicadas, o torneio é compacto e não tenho de esperar de mim mesma um ténis magnífico. Mas depois fui-me sentindo cada vez melhor. Não voltei a ter esses pensamentos. Simplesmente desfrutava. Em cada encontro estava muito concentrada e isso é o que me faz mais feliz porque no início da temporada a minha mente estava a voar.

COMO PREPARA OS ENCONTROS

Faço meditação. Não creio que haja tempo em court para o fazer, por isso, normalmente só respiro ou concentro-me em duas técnicas que quero fazer e isso mantém-me ocupada de pensar noutras coisas. A música também ajuda, gosto de cantar a mesma canção na minha cabeça. Antes do encontro também oiço para ter mais energia. Hoje foi ACDC e Led Zeppelin, como sempre.

Arrasadora! Swiatek perde cinco jogos em TODA a semana e revalida título em Doha

CINCO JOGOS PERDIDOS NO TORNEIO: HISTÓRICO

Significa muito mas, por outro lado, quando eu estava a jogar não pensei nisso. Não é que não quisesse alcançar mas isso demonstra que usei todas as oportunidades que tive durante o torneio para pressionar as minhas adversárias. Estou feliz de ter sido tão eficiente. E sinto muito, Chris. Basicamente tive um bye e a Belinda retirou-se, por isso, foi um pouco mais fácil mas ainda assim estou orgulhosa.

  • Categorias:
  • WTA
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.