This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Swiatek e o caso de doping: «Achei que a minha carreira tinha acabado»

Iga Swiatek, recentemente coroada campeã em Wimbledon, abriu o coração sobre um dos períodos mais difíceis da sua vida. Em entrevista ao podcast Served with Andy Roddick, a polaca revelou como viveu o momento em que foi notificada, em outubro de 2024, de um teste positivo por trimetazidina, caso que acabou arquivado após provar contaminação não intencional.
“Foi terrível. Estava num evento promocional em Varsóvia quando abri o e-mail da ITIA. Nem consegui começar a ler, comecei logo a chorar. O meu agente pensou que alguém tinha morrido”, contou a tenista de 23 anos. “Senti que tinha perdido a minha integridade, que ninguém me iria acreditar e que tudo o que tinha conquistado iria desaparecer.”
Swiatek revelou ter passado “duas semanas a chorar” e que perdeu totalmente a motivação para treinar. “Sentia que tudo isto era culpa do ténis. Felizmente, o meu advogado e a minha equipa estiveram sempre ao meu lado e testámos todos os suplementos e medicamentos que consumia. Mas havia sempre um medo constante de que a minha carreira terminasse ali.”
A polaca explicou ainda porque decidiu publicar, em março, uma carta aberta nas redes sociais a clarificar a situação. “Voltei a competir e parecia que os fãs tinham esquecido tudo, mas eu não. Sentia que o mundo me estava a atacar. Foi mais fácil escrever do que fazer uma conferência de imprensa. Agora, com o troféu de Wimbledon, pouco me importa o que pensam os outros.”
O caso de doping, que completa um ano em outubro, foi arquivado após investigação da ITIA, que concluiu tratar-se de uma contaminação involuntária. Hoje, com seis títulos do Grand Slam no palmarés e a confiança restaurada, Swiatek diz estar “mais feliz do que nunca”.
Leia também:
- — Gauff dispara 23 duplas faltas mas sobrevive a Collins e vence pela primeira vez desde Roland Garros
- — [VÍDEO] Zverev e Walton jogaram a troca de bolas mais longa da época em Toronto
- — Nuno Borges resiste a batalha de três horas em Toronto e marca reencontro com Ruud
- Categorias:
- WTA