Swiatek apanha susto mas vinga-se de Eala e avança em Madrid, Ostapenko cai com estrondo
A defender o título e um lugar no top 3 do ranking mundial, Iga Swiatek apanhou um grande susto diante de Alexandra Eala mas evitou uma surpresa ainda maior diante da jovem das Filipinas. Depois de perder com a atual número 72 do Mundo em Miami, a vice-líder da hierarquia feminina viu-se a caminho do desaire na ‘sua’ terra batida, mas acordou a tempo para colocar ordem na casa.
Swiatek seguiu para a terceira ronda do WTA 1000 espanhol, ao resistir com os parciais 4-6, 6-4 e 6-2, num encontro em que se viu a perder com set e break de desvantagem por duas vezes: 1-0 e 3-2 na segunda partida. No entanto, reagiu sempre de imediato, sendo que o seu ténis ganhou outra expressão a partir de medio do segundo parcial para garantir a sobrevivência na prova.
Leia também:
- — OFICIAL: Alcaraz desiste por lesão do Mutua Madrid Open
- — Não uma mas duas lesões: Alcaraz explica desistência e deixa garantia para Roland Garros
- — Del Potro rende-se a Djokovic: «Enquanto estiver no ativo é o melhor do Mundo»
Ultrapassado este obstáculo, Swiatek vai agora defrontar Linda Noskova (31.ª), tenista com quem tem 4-1 no confronto direto, sendo que essa derrota aconteceu no Australian Open da época passada. Para já, a polaca resiste à pressão imposta por Jessica Pegula e Coco Gauff na luta pelo segundo posto e tenta não deixar Aryna Sabalenka ficar ainda mais sozinha na frente.
Ostapenko desce à terra
Quem foi do 80 para o 8 foi Jelena Ostapenko. Depois de viver uma semana fantástica em Estugarda, batendo Iga Swiatek e Aryna Sabalenka rumo ao título, a letã caiu com estrondo logo na segunda ronda em Madrid, no seu primeiro encontro. A número 18 do ranking WTA cedeu frente à compatriota Anastasija Sevastova, que… não tem ranking e que esteve mais de um ano sem competir entre março do ano passado e abril deste ano.
Sevastova, antiga número 11 do Mundo, somou um tremendo triunfo com os parciais 7-6(2) e 6-2, marcando encontro com a jovem russa Diana Shnaider. Quer isso dizer que Ostapenko também deixa de ser problema para Swiatek, já que seria a potencial adversária da polaca nos oitavos-de-final, sendo que podia ir à procura de ampliar o confronto direto para… 7-0!