Swiatek abre padaria, complica tudo mas acaba a seguir para os ‘oitavos’ em Cincinnati

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 15, 2024

Iga Swiatek confirmou o seu lugar nos oitavos-de-final do WTA 1000 de Cincinnati, mas a verdade é que a número um do Mundo seguiu uma rota inédita na sua carreira para carimbar o triunfo no primeiro encontro que disputou desde a desilusão nos Jogos Olímpicos de Paris’2024 — ainda que de lá tenha voltado com uma medalha de bronze. É que a polaca complicou um duelo que esteve prestes a terminar em 50 minutos… e acabou a passar a barreira das duas horas.

Swiatek bateu Varvara Gracheva (69.ª) com os parciais 6-0, 6-7(8) e 6-2, sendo que se viu embrulhada numa situação inesperada. A polaca nunca sequer tinha sido forçada a jogar um tie-break depois de aplicar um 6-0, só que há mais do que isso: Iga liderou por 5-2 no segundo parcial e teve quatro match points nesse jogo de serviço de Gracheva. Não os aproveitou e a francesa foi até ao 5-5, antes de salvar mais um match point a 5-6. Já no tie-break, Gracheva forçou a terceira partida ao aproveitar o seu quinto set point.

Leia também:

 

A questão é que, na hora da verdade, Swiatek recuperou o foco e disparou no marcador para afastar as dúvidas e confirmar o seu nome nos oitavos-de-final. Agora irá encarar a ucraniana Marta Kostyuk (21.ª), que travou a neo-zelandesa Lulu Sun (64.ª), por 6-3 e 7-5.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt