SURPRESA: Swiatek suspensa por um mês após controlo antidoping positivo

Por José Morgado - November 28, 2024

Iga Świątek, a jogadora mais dominadora do circuito feminino nos últimos anos, com cinco títulos de Grand Slam e mais de 100 semanas como número um do Mundo nos últimos quatro anos, aceitou uma suspensão de um mês após um teste de antidoping positivo feito fora de competição durante o mês de agosto. O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Unidade para a Integridade do Ténis (ITIA).

O exame antidoping deu positivo para Trimetazidina (TMZ), uma substância que tem efeitos significativos no aumento da performance cardíaca e na capacidade de aguentar altos ritmos cardíacos com menos consumo de oxigénio. Mesmo quando ingerida em quantidades pequenas e/ou por contaminação. Swiatek terá conseguido provar que a substância se encontrava no seu organismo por contaminação de um medicamento que a ajudaria a dormir (melatonina) e que lhe foi vendido na Polónia.

A polaca já esteve suspensa provisoriamente durante 22 dias, antes de ganhar o recurso que interpôs, e foi por isso que falhou os torneios WTA de Seul, Wuhan e Pequim, perdendo a liderança do ranking mundial para a bielorrussa Aryna Sabalenka nesse período temporal. Depois de várias entrevistas e investigações, a ITIA entendeu que a polaca não tinha culpa na contaminação da substância e suspendeu-a apenas por um mês. Como já cumpriu 22 dias, vai somente ter de cumprir mais oito… durante as férias, pelo que iniciará 2025 sem sobressaltos. O dinheiro do WTA 1000 de Cincinnati, torneio seguinte ao controlo positivo, também lhe é retirado.

 

Este é o segundo caso de doping em tenistas de grande perfil a afetar a modalidade em 2024, depois de Jannik Sinner, que também conseguiu provar a contaminação após dois controlos positivos em março e abril. O italiano ainda aguarda a resposta do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ao recurso da WADA (Agência Mundial de Antidoping), que atualmente é presidida… por um polaco.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.